quinta-feira, 26 de abril de 2012

Anvisa pode flexibilizar anúncios publicitários de medicamentos



Entre as reivindicações do setor farmacêutico está a redução dos alertas de efeitos adversos apresentados no fim das peças de publicidade e a volta de famosos como garotos-propaganda. A Anvisa admitiu a possibilidade de reabrir a discussão.


Aurélio Saes, representante da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), num encontro com o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jaime Oliveira, pediu que as discussões sobre o assunto fossem reabertas e um grupo de trabalho fosse organizado para avaliá-lo. "A eficácia das advertências é questionável", justificou Saes.


A atual resolução entrou em vigor em 2008 (RDC 96). Saes diz que o setor não tem uma proposta pronta para substituir a regra atual. Contudo, ele adianta que estão entre as possibilidades a limitação das mensagens apresentadas nas propagandas. As informações mais completas estariam nas embalagens dos remédios. Outra alternativa seria o rodízio dos alertas veiculado nas peças publicitárias.


O presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, admitiu a possibilidade de se rediscutir as regras, desde que isso não afete o cronograma da agência. Ele disse ter simpatia pela alteração da forma como as advertências são apresentadas. "Pessoalmente não acho eficiente. São muitas informações que acabam perdendo o sentido."


Barbano, no entanto, não fez comentários sobre o retorno de celebridades como estrelas das propagandas. "As discussões podem ser feitas. Mas o primeiro ponto a ser levado em consideração é o risco sanitário."


Regras atuais impedem que propagandas exibam imagens ou vozes de "celebridades" recomendando um remédio ou sugerindo que o tomam. A resolução também determina que, na propaganda impressa, a advertência não pode ser inferior a 20% do maior corpo e da letra do anúncio. No rádio, a mensagem tem de ser lida pelo locutor.




Fonte: O Estado de S. Paulo

terça-feira, 24 de abril de 2012

Ministério da Saúde emite alerta sobre o “Aqui Tem Farmácia Popular”

Comprometido com a segurança das farmácias e drogarias credenciadas no Programa Aqui Tem Farmácia Popular, o Ministério da Saúde emitiu alerta em seu site (www.saude.gov.br/aquitemfarmaciapopular) esclarecendo que ‘não é cobrado qualquer custo para o credenciamento de estabelecimentos no Programa, tão pouco esse procedimento é realizado por empresas terceirizadas’. 

Visando proteger o usuário de empresas que utilizam o nome do Ministério sem autorização e para fins alheios, o órgão exime-se de qualquer responsabilidade para tal e ressalta que seus e-mails oficiais possuem somente os domínios @saude.gov.br ou @caixa.gov.br.


 
Fonte: Ministério da Saúde

quinta-feira, 19 de abril de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Suspensão da GLIBENCLAMIDA

PREZADO (A) FARMACÊUTICO (A), 


A indústria farmacêutica Prati comunica que está efetuando o recolhimento voluntário do medicamento genérico Glibenclamida 5mg (comprimido), lote 11D29K. O fármaco foi incorretamente adicionado na embalagem do medicamento ciprofloxacino. Sendo assim, a indústria pede a todos que adquiriram o produto, os devolvam para o local de aquisição ou, caso necessário, entrem em contato com o fabricante pelo fone 0800 709 9333 ou pelo e-mail pelo e-mail cac@pratidonaduzzi.com.br.
A Prati ainda solicita que o usuário procure um médico com urgência para que um processo de reavaliação clínica seja executado e possível nova prescrição de medicamento. Vale ressaltar que a administração de medicamentos executada de forma incorreta é extremamente prejudicial à saúde.


Fonte: Prati. Donaduzzi e CIA Ltda - www.pratidonaduzzi.com.br

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rede Farma&Farma apresenta seu case de sucesso aos farmacêuticos da Bahia


O Conselho Regional de Farmácia da Bahia promoverá neste dia 14 de abril (sábado), o 1º Encontro de Farmacêuticos Proprietários de Farmácias, focado aos farmacêuticos de Salvador e região metropolitana.

O Diretor Comercial da Farma&Farma, o farmacêutico Herivelton Ferreira, participará do encontro expondo aos participantes detalhes sobre os desafios e as oportunidades do mercado atual, e tratando sobre como a rede vem enfrentando e vencendo estas barreiras. O consultor de vendas, Gilson Fantini, demonstrará na sequência o que a rede oferece como suporte para que o profissional farmacêutico mantenha-se neste mercado com sua farmácia independente, sendo competitivo, tendo visibilidade e dominando as ferramentas que o mercado exige.

O presidente do CRF-BA, Altamiro José dos Santos, destaca que o objetivo do encontro é fomentar a discussão sobre a inclusão de serviços farmacêuticos como retomada para a farmácia se tornar um estabelecimento de saúde.


Informações sobre o evento:
Data: 14/04/2012
Horário: 8h às 13h
Local: Hotel Sol Barra
Av. Sete de Setembro, 3577 – Porto da Barra – Salvador – BA
secretaria@crf-ba.org.br /  (71) 3368.8800

Informações sobre a rede de farmácias Farma&Farma:
A rede de farmácias Farma&Farma, que está prestes a completar 15 anos, tem sede na cidade de Itajaí (SC) e já conta com cerca de 150 farmácias, espalhadas pelos estados de SC, PR, MT, MS, AM, GO e tem a previsão de novas unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras.
O diferencial da franquia é ser a maior do país em que o proprietário da farmácia obrigatoriamente deve ser um farmacêutico. A expertise no mercado tem tornado a Farma&Farma referência no segmento, por oferecer suporte completo ao seu franqueado, desde o planejamento da nova unidade, até a sua inauguração, além das negociações diferenciadas e que tornam as farmácias da rede competitivas no mercado.
Para conhecer: www.farmaefarma.com.br

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reunião Regional da Farma&Farma trata das novidades do segmento

Neste dia 13 de abril, será realizada mais uma reunião regional da rede de farmácias Farma&Farma. O Diretor de Administração, Gilberto Beraldo, estará em Maringá (PR) para tratar do andamento do Projeto PAI (Painel de Aferição de Indicadores),  com a presença de representantes da FEBRAFAR, além dos parceiros comerciais: Multimed, DP4 e CICLO, que trarão em primeira mão as novidades do segmento farmacêutico.

“Este contato frequente que promovemos com nossos franqueados, nos possibilita avaliar constantemente os processos implementados pela rede, o que torna o suporte mais personalizado e efetivo”, ressalta o administrador Gilberto Beraldo sobre a importância das reuniões regionais.

Lançamento GSK

A GSK lança mais um avanço na área de cuidados bucais: Sensodyne Repair & Protect, o creme dental que ajuda a reparar, fortalecer e proteger seus dentes contra a hipersensibilidade. Para o lançamento, foram distribuídas mais de 1000 amostras, folhetos explicativos e picolés a vários colaboradores de JPA e Rio Office.


Sensodyne Repair & Protect é uma inovação no mercado.  Seu diferencial é a presença de Novamin®, uma tecnologia exclusiva usada na regeneração óssea e agora aplicada no cuidado dos dentes sensíveis por Sensodyne. O produto já está disponível em farmácias e supermercados de todo o país.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

FARMÁCIAS DEVEM COMPROVAR PORTE ECONÔMICO ATÉ 30 DE ABRIL

Comprovação de Porte
Farmácias, Drogarias e demais empresas, sujeitas à contraprestação de serviços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, deverão realizar anualmente a comprovação de seu porte de modo a garantir o desconto facultado no valor da taxa em conformidade com legislação vigente.

a) No caso de Microempresa/ME ou Empresa de Pequeno Porte/EPP
Mediante encaminhamento de original ou cópia autenticada da certidão da junta comercial, ou do cartório do registro civil de pessoa jurídica,
atualizadas, até 30 de abril de cada exercício;

b) No caso de Empresas classificadas como Médias dos grupos III e IV e Grande do grupo II
Mediante encaminhamento de cópia da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ do exercício imediatamente anterior, acompanhada do Recibo de Entrega da Receita Federal, até o dia 30 de junho de cada exercício;

c) A documentação deverá ser encaminhada para:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
SIA Trecho 5, Área Especial 57
Brasília-DF - CEP: 71.205-050


d) Empresas em início de operação:
As empresas deverão enquadrar seu porte com base no faturamento presumido, enviando à anvisa declaração registrada em cartório, conforme modelo contido do anexo III da RDC 222, de 28 de dezembro de 2006 conforme parágrafo 2º do art. 50, obrigando-se, ainda, após um ano de funcionamento, a confirmar ou corrigir o respectivo enquadramento.
No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte em início de operação deverá ser encaminhada à anvisa o original ou cópia autenticada da comprovação da condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, devidamente registrada na junta comercial ou no cartório de registro civil de pessoas jurídicas, ou de certidão expedida por tais órgãos, em que conste a mencionada condição de microempresa ou empresa de pequeno porte.

Obs: Informamos que a não comprovação do porte em tempo hábil sujeita ao agente regulado o pagamento da taxa com o seu valor integral e não gera direito a ressarcimento.

Dúvidas: http://www.anvisa.gov.br/servicos/arrecadacao/porte.htm#comprova 

segunda-feira, 9 de abril de 2012



Farma & Farma - Pascoa no Lar da Criança Feliz.

No dia 03 de abril a Farma & Farma realizou a distribuição de chocolates para as crianças dos Lar da Criança Feliz em Itajaí/SC. As crianças receberam os doces com muita alegria conforme iam sendo chamadas.
A Farma & Farma investe nas crianças e
 adolescentes, afinal eles são o futuro da humanidade.


Prescrição farmacêutica - Oportunidades e responsabilidades para o uso racional de medicamentos.


Recentemente, foi iniciada uma discussão sobre a criação de uma legislação que reconheça a prescrição farmacêutica. Esta legislação pode ser uma aliada para a promoção do uso racional de medicamentos, uma vez que irá definir o possível arsenal que este profissional pode adotar no processo de automedicação responsável. Neste contexto, além de contemplar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cria um documento que responsabiliza este profissional por suas ações.
Em 1990, com a publicação do artigo de Hepler e Strand iniciou-se uma nova era para a profissão farmacêutica1. Na verdade, neste momento voltava-se a discutir amplamente o papel clínico do farmacêutico e sua importância na prevenção da morbidade e mortalidade relacionada ao uso inadequado de medicamentos.
Paralelo a este momento, a OMS intensifica as ações no sentido de promover o uso racional de medicamentos2. Além disso, a Federação Internacional dos Farmacêuticos (FIP)3 e a OMS4divulgam documentos relacionados à automedicação responsável. Nestes documentos, reconhece-se que a automedicação está inserida no conceito de autocuidado junto com outras ações do indivíduo para a manutenção da saúde, tais como, a higiene, a nutrição e o estilo de vida.
Para estas instituições, uma das formas de promover o uso racional de medicamentos através da automedicação é executá-la de forma responsável e isso pode ser feito com o auxílio de um farmacêutico3,4.
Neste cenário, uma legislação sobre a prescrição farmacêutica iria auxiliar na promoção do uso racional de medicamentos, uma vez que descreveria os medicamentos que poderiam ser prescritos, que neste caso, seguindo as recomendações internacionais da Organização Mundial da Saúde4, seriam medicamentos com efetividade e segurança comprovada e cuja apresentação comercial não contém tarja.
Além disso, a elaboração da prescrição farmacêutica como documento impresso seria importante no reconhecimento da atividade clínica deste profissional, e ao mesmo tempo, intensificando a sua responsabilidade na promoção e prevenção da saúde.
A prescrição farmacêutica, como também já é a prescrição médica e odontológica, deverá ser construída de forma a tornar o processo de tratamento racional5. Neste contexto, os farmacêuticos deverão ter clareza na definição do problema do paciente, especificar o objetivo terapêutico, verificar se o tratamento selecionado é adequado ao paciente em questão, indicar o tratamento fornecendo informações para o uso adequado do medicamento e manejo não farmacológico quando adequado e por fim, monitorar os resultados do tratamento5.
Portanto, a prescrição farmacêutica possibilita oportunidades e responsabilidades aos farmacêuticos, devendo ser realizada no contexto do uso racional de medicamentos. Para tanto, o desenvolvimento do raciocínio clínico durante o processo de automedicação responsável6 será essencial.