segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nova Farma & Farma é inaugurada em Sorriso (MT)

Inauguração aconteceu na quinta-feira (26) às 19h com programação especial


A rede de farmácias Farma & Farma inaugurou nova franquia na quinta-feira (26 de setembro) às 19h na cidade de Sorriso (MT). 

Esta é a segunda franquia Farma & Farma da proprietária e farmacêutica Rudineia Nardi, que passa agora a expandir os negócios e oferecer à população um novo espaço de saúde. 

A inauguração da Farma & Farma de Sorriso, a Farmácia Bom Preço, contou com a presença de, em média, 30 convidados, que foram recepcionados com coquetel. Durante o evento, o padre da paroquia do bairro proferiu uma benção ao local.

Na sexta-feira (27) várias ações abertas à população guiaram o dia, como colocação de unhas postiças e maquiagem. Para as crianças, teve cama elástica, carrinho de pipoca, algodão doce e brincadeiras com um palhaço.

Confira todas as fotos aqui.

A rede 

Atualmente a Farma & Farma possui cerca de 150 farmácias e marca presença em todas as regiões do país, inclusive no estado do Mato Grosso. A sede administrativa fica localizada em Itajaí (SC).

A rede segue em grande expansão no segmento farmacêutico, principalmente por ser a maior do país em que o proprietário da farmácia deve ser, obrigatoriamente, um farmacêutico. A expertise no mercado torna a Farma & Farma referência no segmento, por oferecer suporte completo ao seu franqueado, desde o planejamento da nova unidade, até a sua inauguração. “Trabalhamos forte com a questão de ter o profissional como gestor e como profissional da área da saúde. Atuamos intensamente com a qualificação dos colaboradores com consultorias de campo e negócios”, destaca o presidente da rede, Rinaldo Ferreira. 

CARTA ABERTA SOBRE PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA

Fonte: CFF

A garantia da provisão de serviços e produtos para o cuidado das pessoas é um problema de saúde coletiva. A dimensão da necessidade de acesso e utilização a recursos terapêuticos e propedêuticos é superior à capacidade de financiamento e provisão dos sistemas de saúde. A população, em decorrência da ausência ou carência de assistência médica, frequentemente, toma decisões de tratamento por conta própria, selecionando terapias que em muitos casos não são efetivas, seguras e, portanto contraindicadas. Isto pode favorecer o agravamento da sua condição clínica, gerar novos problemas de saúde e até mesmo retardar o diagnóstico precoce e o início de terapia efetiva e segura. A carência de acesso e da utilização dos recursos assistenciais implicam desfechos negativos dos problemas de saúde das pessoas, elevando os custos para os sistemas de saúde.

Os estabelecimentos farmacêuticos, pela capilaridade de sua distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua competência e disponibilidade, representam, muitas vezes, a primeira possibilidade de acesso das pessoas ao cuidado em saúde, especialmente para as famílias com piores condições socioeconômicas. O farmacêutico, apesar de representar um profissional estratégico para o sistema de saúde, nesta conjuntura, costuma ser subutilizado.

No mundo contemporâneo, os modelos de assistência à saúde passam por profundas transformações resultantes da demanda por serviços, da incorporação de novas tecnologias e dos desafios de sustentabilidade do seu financiamento. Esses fatores provocam mudanças na forma de produzir o cuidado à saúde das pessoas, a um tempo em que contribuem para redefinição da divisão social do trabalho entre as profissões da saúde.

A ideia de expandir para outros profissionais, entre os quais o farmacêutico, maior responsabilidade no manejo clínico dos pacientes, intensificando o processo de cuidado, tem propiciado alterações nos marcos de regulação em vários países. Com base nessas mudanças, foram estabelecidas, entre outras, a autorização para que distintos profissionais possam selecionar, iniciar, adicionar, substituir, ajustar, repetir ou interromper a terapia farmacológica. Essa tendência surgiu pela necessidade de ampliar a cobertura dos serviços de saúde e incrementar a capacidade de resolução desses serviços.

É fato que, em vários sistemas de saúde, profissionais não médicos estão autorizados a prescrever medicamentos. É assim que surge o novo modelo de prescrição como prática multiprofissional. Esta prática tem modos específicos para cada profissão e é efetivada de acordo com as necessidades de cuidado do paciente, e com as responsabilidades e limites de atuação de cada profissional. Isso favorece o acesso e aumenta o controle sobre os gastos, reduzindo, assim, os custos com a provisão de farmacoterapia racional, além de propiciar a obtenção de melhores resultados terapêuticos.

Apesar disso, discutir prescrição farmacêutica não é tarefa fácil. Nós, os farmacêuticos, muitas vezes tivemos receio de usar termos como: consulta farmacêutica, diagnóstico farmacêutico, consultório farmacêutico, prescrição farmacêutica... Estes termos e expressões, que ainda são considerados como "tabus" no Brasil, fazem parte da linguagem técnica dos farmacêuticos em vários países, há mais de uma década. Em nosso país, frequentemente, justificamos a não pertinência de utilizá-los, recorrendo a eufemismos, tais como: atendimento farmacêutico, sala de serviços farmacêuticos, indicação farmacêutica, automedicação responsável, orientação farmacêutica, dispensação documentada, entre outros. Em outras profissões da saúde, como a enfermagem, a nutrição e a fisioterapia, não se percebe este mesmo receio. Isso pode ter contribuído para o avanço significativo das mesmas em seu papel no cuidado dos pacientes.

Após a análise das 229 manifestações encaminhadas em resposta à Consulta Pública no. 06 de 2013, decidiu-se pela elaboração deste documento, com o objetivo de discorrer não somente sobre o posicionamento favorável de 85% das contribuições enviadas, mas também, e principalmente, a respeito das questões mais recorrentes, e que, em síntese, versam sobre:

1. A definição e o escopo da prescrição; 
2. A competência do CFF em regular este tema e a legalidade da regulação; 
3. A formação/qualificação/certificação do farmacêutico para prescrever; e, 
4. O alegado conflito de interesse entre prescrever e comerciar medicamentos. 
Essas questões serão apresentadas a seguir, sob a forma de perguntas e respostas.

1. QUAL A DEFINIÇÃO E O ESCOPO DA PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA?

A prescrição é uma das atribuições clínicas do farmacêutico e deverá ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente. Esta resolução encerra a concepção de prescrição como a ação de recomendar algo ao paciente. Tal recomendação pode incluir a seleção de opção terapêutica, a oferta de serviços farmacêuticos ou o encaminhamento a outros profissionais ou serviços de saúde. O ato de prescrever não constitui um serviço clínico per se, mas uma das atividades que compõem o processo de cuidado à saúde.

Esta é uma concepção ampliada da prescrição, para além da seleção de medicamentos. Visão similar a esta é adotada por outras profissões da saúde e representa uma estratégia para a inserção desta atividade no sistema de saúde, na medida em que atendem às necessidades dos pacientes de forma ampla e minimiza a sobreposição de áreas de atuação exclusivas de outras categorias profissionais.

Com relação aos medicamentos e outros produtos para à saúde que podem ser prescritos por farmacêutico, a presente proposta de resolução está alinhada com a regulamentação sanitária vigente. Além disso, cria a base legal para a prescrição farmacêutica de novas categorias de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal.

Em todos os países em que ocorre prescrição farmacêutica de medicamentos, esta foi implantada com base em uma hierarquização clara da autonomia do farmacêutico em prescrever, de acordo com a complexidade da terapia, do serviço, da formação e certificação do profissional, e dos tipos de produtos autorizados pelo órgão sanitário.

Com base nessas experiências internacionais, foram estabelecidos dois tipos possíveis de prescrição farmacêutica de medicamentos: 

a) O farmacêutico poderá realizar de forma independente a prescrição de medicamentos cuja dispensação não exija prescrição médica. 

b) Com relação aos medicamentos tarjados ou cuja dispensação exija a prescrição médica, a resolução possibilita que o farmacêutico especialista exerça o papel de prescritor, tanto para iniciar como para fazer modificações na farmacoterapia, desde que existam programas, protocolos, diretrizes clínicas ou normas técnicas aprovados para uso no âmbito das instituições de saúde, ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores, como médicos e odontólogos.

2. O CFF TEM COMPETÊNCIA PARA REGULAR A PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA?

Sim. Dentre as atribuições do CFF, claramente expressas no inciso “m” do art. 6º da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, cabe ao Conselho Federal de Farmácia “expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições ou competência dos profissionais de Farmácia, conforme as necessidades futuras”.

3. HÁ LEGALIDADE NO ATO DE O FARMACÊUTICO PRESCREVER?

Sim. A possibilidade da prescrição realizada por farmacêuticos está implícita em várias regulamentações, tanto para medicamentos isentos de prescrição quanto para aqueles de uso contínuo (em situações de continuidade de tratamento previamente prescrito).

O artigo 6º. da Lei nº. 11.903, de 14 de janeiro de 2009, por exemplo, que dispõe sobre o rastreamento da produção e do consumo de medicamentos por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados, define as seguintes categorias de medicamentos: a) isentos de prescrição para a comercialização; b) de venda sob prescrição e retenção de receita, e c) de venda sob responsabilidade do farmacêutico, sem retenção de receita.

A possibilidade de prescrição farmacêutica, neste caso, está subentendida para os medicamentos das categorias “a” e “c”.

Na Resolução/CFF n° 357 de 27 de abril de 2001 a prescrição farmacêutica é tratada, no capítulo da dispensação, sob o termo automedicação responsável, associada aos medicamentos isentos de prescrição. A Resolução/CFF nº 467, de 28 de novembro de 2007, aponta que compete ao farmacêutico manipular, dispensar e comercializar medicamentos isentos de prescrição, bem como cosméticos e outros produtos farmacêuticos magistrais, independente da apresentação da prescrição. Esta resolução assinala que, no caso de medicamentos de uso contínuo e de outros produtos farmacêuticos magistrais anteriormente aviados, cabe ao farmacêutico decidir pela manipulação, dispensação e comercialização, independente da apresentação de nova prescrição.

Outra norma que trata do assunto é a Resolução/CFF nº 477, de 28 de maio de 2008, que inclui a atuação do farmacêutico na automedicação responsável dos usuários de plantas medicinais e fitoterápicos. De forma complementar, foi publicada a Resolução/CFF nº 546, de 21 de julho de 2011, que dispõe sobre a indicação farmacêutica de plantas medicinais e fitoterápicos isentos de prescrição. O artigo 81, da RDC/Anvisa nº 44, de 17 de agosto de 2009, trata da declaração de serviços farmacêuticos, documento a ser entregue ao usuário, em que consta campo específico para o registro da indicação de medicamentos isentos de prescrição.

Por fim, o Decreto nº 20.931, de 11 de janeiro de 1932, cuja ementa “Regula e fiscaliza o exercício da medicina, da odontologia, da medicina veterinária e das profissões de farmacêutico, parteira e enfermeira, no Brasil”, faz menção à prescrição, entendida como “prescrição de medicamentos”, nos artigos 18, 25, 39 e 40, bem como ao ato de “prescrever”, nos artigos 20, 21, 22 e 30, e no inciso “d” do artigo 37, apenas para as profissões de médico e cirurgião dentista. Os artigos não se referem ao ato ou exercício profissional do farmacêutico. Apesar do que refere sua ementa, o Decreto nº 20.931 não trata, de forma detalhada, do exercício profissional do farmacêutico, do que se conclui que não há impedimento na legislação vigente para a prescrição farmacêutica.

4. O FARMACÊUTICO TEM FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO NECESSÁRIAS PARA PRESCREVER MEDICAMENTOS?

A proposta de resolução estabelece a prescrição farmacêutica com diferentes níveis de complexidade. Os farmacêuticos têm uma formação específica em matérias que permitem um conhecimento adequado sobre o medicamento, desde o seu desenvolvimento, indicação, mecanismos de ação, doses, características farmacocinéticas e condições seguras de uso. Além disso, face aos diferentes níveis de complexidade da prescrição farmacêutica e à constante evolução do arsenal terapêutico, é necessário desenvolver ações que aperfeiçoem a sua qualificação para prescrever. A resolução recomenda quais são os conteúdos mínimos desejáveis para a qualificação do farmacêutico que deseja assumir essa atribuição, bem como estabelece o requisito de reconhecimento da formação de especialista na área clínica para o profissional que pretende exercer a prescrição farmacêutica em níveis de maior complexidade.
Um bom exemplo de como a regulação de uma atribuição profissional pelo CFF implica aperfeiçoamento do processo de formação pode ser constatado com a conquista do direito dos farmacêuticos de atuar na área de citopatologia clínica. De fato, a regulamentação desta atribuição pelo CFF influenciou positivamente a inserção do conteúdo correspondente nos currículos de graduação de vários cursos de Farmácia do país, bem como a busca de aperfeiçoamento pelos farmacêuticos analistas clínicos que optaram por atuar nesta área.

5. EXISTE CONFLITO DE INTERESSES ENTRE O FARMACÊUTICO PRESCREVER E COMERCIAR MEDICAMENTOS?

Antes de qualquer consideração, é necessário esclarecer que o exercício profissional do farmacêutico não corresponde a uma atividade comercial. Deste modo, a função precípua do farmacêutico é prestar serviços de caráter clínico-assistencial ao paciente, fundamentados no atendimento das suas necessidades de saúde, no respeito à ética e na responsabilidade profissional.

O professor José Roberto Goldim (uma das autoridades nacionais em Bioética) apresenta a definição de conflito de interesses, segundo o estabelecido por Thompson, como sendo “um conjunto de condições nas quais o julgamento de um profissional a respeito de um interesse primário tende a ser influenciado indevidamente por um interesse secundário”. Ele argumenta que “de modo geral, as pessoas tendem a identificar conflito de interesses apenas como as situações que envolvem aspectos econômicos”, porém “outros importantes aspectos também podem ser lembrados, tais como interesses pessoais, científicos, assistenciais, educacionais, religiosos e sociais, além dos econômicos.”

O que caracteriza o chamado “interesse primário” são os valores morais considerados superiores e que constituem o cerne dos princípios que regem a ética profissional. O interesse primário é aquilo que orienta uma conduta profissional voltada a promover o bem-estar do paciente. 

Goldin afirma que o conflito de interesses pode ocorrer em várias situações, há situações de conflito em potencial na relação de profissional com uma instituição para a qual presta serviços ou tem alguma relação de colaboração, nas relações de trabalho entre profissionais ou entre um profissional e seus clientes ou beneficiários de serviços. Na área da saúde, em algumas circunstâncias pode não haver coincidência entre os interesses de um profissional e os interesses de seu paciente. Aquele autor destaca que “Quanto melhor for o vínculo entre os indivíduos que estão se relacionando, maior o conhecimento de suas expectativas e valores (...) e que “(...) Esta interação pode reduzir a possibilidade de ocorrência de um conflito de interesses.”

A partir desta explanação, consideramos que quando um paciente, voluntariamente, procura pelos serviços farmacêuticos com o intuito de ser auxiliado no tratamento de um problema de saúde autolimitado, p.ex., em que a prescrição de um medicamento de venda livre possa atender às suas expectativas, este ato não caracteriza conflito de interesses. Qualquer atitude que leve o farmacêutico a ceder a pressões de ordem econômica constitui má conduta profissional passível das sanções disciplinares previstas no Código de Ética da profissão.

A possibilidade de ocorrência de conflito de interesses entre as atividades de prescrição e dispensação, ambas realizadas pelo mesmo farmacêutico, foi motivo de debate em todos os países que regulamentaram a prescrição farmacêutica. Cabe aqui destacar as considerações do Colégio de Farmacêuticos da província de Alberta (Canadá) sobre o assunto: “O ato de prescrever e dispensar medicamentos por farmacêuticos é semelhante ao de outros profissionais que prescrevem serviços e a seguir oferta-os. Exemplos incluem médicos, dentistas, veterinários, quiropráticos, fisioterapeutas, todos os que avaliam o paciente e recomendam os serviços necessários; então, se o paciente concorda, os serviços são fornecidos. Do mesmo modo que outros profissionais da saúde, o farmacêutico deve exercer sua prática de acordo com um rigoroso código de ética (...) .”

Diante do exposto, o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos Regionais de Farmácia dispõem dos instrumentos necessários para coibir a má prática profissional farmacêutica e, sobretudo, para proteger os interesses do paciente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A proposta de resolução inova ao considerar a prescrição como atribuição clínica do farmacêutico, definir sua natureza, especificar e ampliar o seu escopo para além do produto, descrever o processo na perspectiva das boas práticas, estabelecendo seus limites e a necessidade de documentar e avaliar as atividades de prescrição.

O Conselho Federal de Farmácia, ao regular a prescrição farmacêutica, está em consonância com as tendências de maior integração da profissão farmacêutica com as demais profissões da área da saúde, reforça a sua missão de zelar pelo bem-estar da população e de propiciar a valorização técnico-científica e ética do farmacêutico.

Considerando as distintas realidades e as demandas singulares da população, a sociedade clama por mais cuidado e atenção às suas necessidades de saúde. Atender a esse chamado é um grande desafio, mas também uma oportunidade ímpar para que o farmacêutico assuma de vez um papel relevante como protagonista das ações em prol da saúde da população brasileira.

Brasília/DF, 25 de setembro de 2013.
PRESIDENTE
Walter da Silva Jorge João

Farmácias franqueadas recebem treinamento de sistema de controle e estoque

Capacitação será feita em parceria com a Trier Sistemas nos dias 11 e 12 de outubro em Cuiabá

A rede de franquias Farma & Farma oferece aos franqueados um treinamento, em conjunto com a Trier Sistemas, nos dias 11 e 12 de outubro (sexta-feira e sábado) em Cuiabá (MT). O objetivo é que todas as farmácias possam desenvolver uma gestão com excelência, a partir do melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no sistema utilizado pela rede. 

O treinamento terá carga horária de 20 horas no Sansaed Hotel em Cuiabá com programação que aborda temas como cadastro, estoque, compras e pedidos, vendas e gerenciamento.

O investimento é de R$300 com direito a dois participantes por farmácia e cada pessoa deverá levar seu notebook para poder acompanhar as explicações.

Garanta a participação da sua farmácia pelo e-mail: aline@farmaefarma.com.br.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Farma & Farma lança 2º edição da Campanha Amizade Premiada

Rede vai premiar clientes e farmácias franqueadas com quatro vales de viagem entre R$4 mil e R$ 9 mil reais

Os clientes das farmácias franqueadas Farma & Farma já podem preencher os cupons para concorrer aos vales viagem que levarão os vencedores para o destino que eles escolherem. A rede lançou a 2ª edição da Campanha Amizade Premiada para presentear os clientes das farmácias pertencentes à Rede Farma & Farma no Brasil, aos farmacêuticos proprietários e também aos atendentes e balconistas.

A rede possui farmácias franqueadas que aderiram à promoção em todas as regiões do país. A cada R$ 35 em compras de produtos da linha de perfumaria (exceto medicamentos), em uma das farmácias da rede participante da promoção, o cliente ganha um cupom que deverá ser depositado na urna para concorrer ao sorteio. O cupom precisa ser preenchido com os dados corretos na urna disponível na farmácia em que for feita a compra.

A campanha é realizada em dois momentos distintos e, para cada um deles, haverá um sorteio que definirá um cliente ganhador e uma farmácia. Os vencedores do primeiro sorteio ganharão: um vale viagem no valor de R$ 6 mil para o cliente e um vale viagem no valor de R$ 4 mil para o atendente/balconista da farmácia. Para concorrer a este prêmio, o participante precisa preencher e depositar o cupom na farmácia franqueada até o dia 12 de outubro de 2013.

No segundo sorteio, o vale viagem no valor de R$ 9 mil será faturado pelo cliente e o vale viagem no valor de R$ 5 mil para o farmacêutico franqueado da farmácia onde foi efetuada a compra. Para concorrer ao segundo prêmio, o participante precisa preencher e depositar o cupom na farmácia franqueada até o dia 25 de dezembro de 2013.

Não existem limites de cupons por participante, portanto, o participante poderá comprar o quanto deseja e receber o número de cupons correspondente ao valor da compra. O sorteio será feito de forma manual e aleatoriamente, na presença de um auditor público em dois momentos distintos: O 1º Sorteio, referente ao primeiro prêmio, ocorrerá no Hotel Mercure, Av. Atlântica, n. 2010, Balneário Camboriú, às 18 horas, no dia 01 de novembro de 2013. E o sorteio referente ao segundo prêmio será realizado na sede da Farma&Farma, na rua XV de novembro, 555, centro Itajaí/SC, às 14 horas, no dia 19 de janeiro de 2014.

Os destinos das viagens são os vencedores quem irão escolher de acordo com seus gostos e sonhos. 

Confira o regulamento completo aqui.



Na primeira edição, cliente foi presenteada com um carro 0km

No mês de abril deste ano, a sede da Farma & Farma, em Itajaí, recebeu a visita da grande vencedora da campanha Amizade Premiada, lançada em 2012 pela rede de farmácias. Hilda Scain Bloot foi buscar seu carro 0 km acompanhada do marido, Dirceu Bloot.

Hilda recebeu as chaves das mãos do diretor administrativo da rede, Gilberto Beraldo, e foi parabenizada por toda a equipe. “Quando eu soube que era a vencedora do carro foi uma alegria e também uma grande surpresa, pois já tinha esquecido que havia preenchido o cupom e não estava esperando pela notícia”. Segundo a vencedora, não existe o modelo Cherry QQ em sua cidade, o que vai chamar ainda mais a atenção dos moradores. “Esse carro nem tem lá em Toledo. E amarelo, então, todo mundo vai ver, vai ser o mais diferente", destacou.

Hilda é cliente da Farma & Farma de Toledo (PR), da farmacêutica Daniele Fernanda Pastorio. Os proprietários, Daniele e Paulo Luiz da Cunha Junior, foram contemplados com um iPad e o atendente, Lauri Francisco Dezanetti, foi premiado com um patine elétrico Mo Tronik.

Mais de cento e trinta farmácias franqueadas da Farma & Farma pelo Brasil aderiram à primeira edição da campanha Amizade Premiada.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Encontro de Lideranças Farmacêuticas acontece em novembro em Balneário Camboriú

Evento nacional ocorre anualmente e reúne autoridades farmacêuticas para debates sobre temas relevantes para o setor

A rede Farma & Farma e a Associação dos Farmacêuticos Proprietários de Farmácias do Brasil promovem, no dia 1º de novembro de 2013, o 4º Encontro Nacional de Lideranças Farmacêuticas no Hotel Mercure Camboriú Internacional em Balneário Camboriú (SC). O evento acontece paralelo à 6ª Convenção Farma & Farma.

O encontro reúne autoridades, representantes de entidades voltadas à área da saúde, Conselho Federal, Conselhos Regionais de Farmácias e líderes de diversos estados do país, que debatem sobre temas de interesse da população e do segmento farmacêutico. 

A programação ocorre das 9h às 17h, iniciando com a Abertura Oficial e seguindo com as Mesas Redondas com assuntos sobre Prescrição Farmacêutica, Transtornos Menores e Medicamentos de Venda Livre. 

O evento tem como principal finalidade estudar os assuntos e resultar em diretrizes para o setor.

Várias entidades e autoridades já confirmaram participação no 4º Encontro Nacional de Lideranças Farmacêuticas, como: o presidente e o vice-presidente da Anfarmag Nacional, Ademir Valério da Silva e Ivan da Gama Teixeira; o presidente do CRF-SP, Pedro Eduardo Menegasso; a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Raquel Ribeiro Bittencourt; a farmacêutica e professora do curso de Farmácia e pós-graduação da Unisul, Dayani Galato;  também professor da pós-graduação da Unisul, Paulo Roberto Boff; o conselheiro Federal pelo CRF-SP, Marcelo Polacow  Bisson; o conselho da Farma & Farma S/A, José Amazonas Gaspar; também conselho da Farma & Farma S/A, Sérgio César da Silva,  o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão; a professora do curso de Farmácia da Univali, Liege Bernardo; o secretário geral do CRF-SC, Laércio Batista Junior; e a professora dra. da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Margarete Akemi Kishi.

Conheça alguns temas de destaque confirmados nas Mesas Redondas:

Papel do Farmacêutico na Automedicação - com a farmacêutica e professora do curso de Farmácia e pós-graduação da Unisul, Dayani Galato
Transtornos Menores - com o presidente do CRF-SP, Pedro Eduardo Menegasso
Quando é Prescindível a Atenção Médica? – com o conselheiro Federal pelo CRF-SP, Marcelo Polacow Bisson
Manejo de Transtorno Menor - com o presidente da Farma & Farma S/A, Rinaldo Ferreira
Algorítmos para Manejo de Transtornos menores – com a professora do curso de Farmácia da Univali, Liege Bernardo
Medicamentos de Venda Livre – com o secretário geral do CRF-SC, Laércio Batista Junior

Serviço:

O que: 4º Encontro Nacional de Lideranças Farmacêuticas
Quando: 1º de novembro de 2013 (sexta-feira)
Onde: Hotel Mercure Camboriú Internacional
Endereço: Av. Atlântica, 2010, Centro - Balneário Camboriú-SC



Maringá (PR) vai sediar 5ª edição do Inove Colaborador Farma & Farma

Evento de capacitação para funcionários de farmácias acontece nos dias 23 e 24 de setembro no Hotel Internacional

Na próxima semana, Maringá (PR) vai sediar a 5ª edição do Inove sua Farmácia Colaborador. Durante os dias 23 e 24 de setembro, colaboradores de farmácias de vários cantos do país terão a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre a área de atuação, competitividade, atendimento ao cliente, ferramentas de vendas, rentabilidade e muito mais.

O evento é promovido pela Farma & Farma com o objetivo de fornecer capacitação aos funcionários que atuam em estabelecimentos farmacêuticos. A rede de franquias também é conhecida pelo programa Inove sua Farmácia para farmacêuticos e gestores. Os dois programas, que acontecem separadamente, são realizados em diferentes cidades e estados a cada edição. “A intenção de realizar o evento em vários locais é proporcionar conhecimento e profissionalização em todo o país, levando o curso para mais perto das pessoas”, destaca o diretor administrativo da rede, Gilberto Beraldo.

O treinamento para os colabores que fizerem a inscrição será realizado no Hotel Internacional, localizado na rua Pioneiro Dirceu Palma, nº 161, no Centro de Maringá. O evento conta com uma programação intensa e completa que contempla todos os serviços fornecidos por uma farmácia, desde vendas e atendimento ao cliente, à comunicação e merchandising. 

Programação

23/09/2013 
8h30 às 9h30 (1h) – Estrutura da Farma & Farma (Gilberto Beraldo)
9h30 às 11h (1h30) - Como usar a comunicação visual da F & F (Andrea Flach)
11h às 11h15 (15min) – Tabloide como ferramenta de vendas (Andrea Flach)
 11h15 às 12h30 (75min) – Competências do Atendente (Gilberto Beraldo)
14h às 15h (1h) -  Cabelos (Andrea Flach)
15h às 16h (1h) –  Dermocosméticos (Germed)
16h às 16h15 – Coffee Break
16h15 às 17h15 (1h) Perfumes e Cosméticos (BIM)
17h15 às 18h15 (1h) Como conquistar o seu cliente (Andrea Flach)

24/09/2013 
8h30 às 10h30 (2h) – Merchandising (Andrea Flach)
10h30 às 12h30 (2h) – Técnica de Vendas na Farmácia (Gilberto Beraldo)
14h às 16h (2h) – Dermocosméticos (Payot)
16h às 16h15 (15min) – Coffee Break
16h15 às 17h15 (1 h) – Lipocorp (Lab. Catarinense)
17h15 às 17h45 – Avaliações / Encerramento

Serviço:
O que: 5º Edição do Inove sua Farmácia Colaborador
Quando: Dias 23 e 24 de setembro de 2013
Onde: Hotel Internacional - Rua Pioneiro Dirceu Palma, 161, Centro - Maringá - Paraná
Investimento:
- Colaboradores de farmácias não franqueadas: R$ 2.500.
- Colaboradores de farmácias da rede: Conforme planejamento estratégico, o custo por farmácia é de R$ 1.000 com vencimento para 10 de dezembro. A presença de um colaborador em uma das cidades quita o boleto.
Confirmação de presença, solicitação de informações sobre programação completa e auxílio na reserva de hotéis podem ser feitos pelo e-mail aline@farmaefarama.com.br.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Rede Farma & Farma inaugura nova franquia na capital Brasília

Inauguração acontece nessa quinta-feira (19) às 19h com programação especial


A rede de farmácias Farma & Farma inaugura nova franquia nesta quinta-feira (19) em Brasília (DF). A nova farmácia da farmacêutica Rute Ribeiro será oficialmente aberta às 19h com um evento especial preparado para os clientes

A nova farmácia fica localizada no endereço: SHCG/Norte – CR quadra 708/709 – bloco F – loja 20, Asa Norte, em Brasília, Distrito Federal. O telefone é (61) 3447-9165.

A rede 

Atualmente a Farma & Farma possui cerca de 150 farmácias e marca presença em todas as regiões do país, inclusive na capital brasileira. A sede administrativa fica localizada em Itajaí (SC).

A rede segue em grande expansão no segmento farmacêutico, principalmente por ser a maior do país em que o proprietário da farmácia deve ser, obrigatoriamente, um farmacêutico. A expertise no mercado torna a Farma & Farma referência no segmento, por oferecer suporte completo ao seu franqueado, desde o planejamento da nova unidade, até a sua inauguração. “Trabalhamos forte com a questão de ter o profissional como gestor e como profissional da área da saúde. Atuamos intensamente com a qualificação dos colaboradores com consultorias de campo e negócios”, destaca o presidente da rede, Rinaldo Ferreira. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

25ª Edição do Inove Gestor inicia hoje em São Paulo

Inove sua Farmácia acontece nos dias 11, 12 E 13 de setembro no Hotel Comfort Nova Paulista


Farmacêuticos gestores de várias partes do país já estão reunidos em São Paulo (SP) para participar da 25ª edição do Inove sua Farmácia. Durante os dias 11, 12 e 13 de setembro, farmacêuticos de todo o país terão a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre a área de atuação, ações inovadoras e ainda compreender novas oportunidades de competitividade e rentabilidade.

O evento é promovido pela rede Farma & Farma com o objetivo de fornecer novas ideias e experiências aos farmacêuticos gestores, além de buscar novos franqueados para a rede. Durante o Inove acontece o fechamento de contratos e a entrada de novos franqueados à rede. Gestão estratégica, empreendedorismo, marketing, questões trabalhistas, prestação de serviços, legislação, merchandising, infraestrutura e serviço clínico farmacêutico são alguns dos temas abordados no meeting.

A programação ocorre no Hotel Comfort Nova Paulista, localizado na rua Vergueiro, nº 2740, bairro Vila Mariana. O telefone é (11) 2197-7600.

Programação:
4ª feira – 11/09/2013 
14h às 15h (1h) – Falando do Mercado Farmacêutico (Rinaldo Ferreira)
15h às 16h (1h) - Estrutura da Farma & Farma (Rinaldo Ferreira)
16h às 17h (1h) – Revisão e Gestão da Medicação (Rinaldo Ferreira)
17h às 17h15 (15min) Coffee Break
17h15 às 18h (45min) - Indicação de Fitoterápicos na Farmácia (Rinaldo Ferreira)
18h às 19h (1h) - Marketing Olfativo (Rinaldo Ferreira)
19h às 21h (2h) – Medic. de Venda sob Orientação do Farm. na Diarreia (Rinaldo Ferreira)
21h às 21h30 (30min) – Instituições Farmacêuticas  (Dr. Pedro Eduardo Menegasso)

5ª feira – 12/09/2013 
08h às 10h (2h) – Compras (Herivelton Ferreira)
10h às 12h (2h) – Estratégias Competitivas (Herivelton Ferreira)
12h às 13h30 (1h30min) – Almoço Livre
13h30 às 14h30 (1h) – Questões Trabalhistas (Herivelton Ferreira)
14h30 às 15h45(1h15min) – Gestão Estratégica I (Herivelton Ferreira)
15h45 às 16h (15min) – Coffee Break
16h  às 17h (1h) - Atualidades farmacêuticas e comerciais (Andrea Luisa Flach)
17h às 18h (1h) - Importância da Comunicação Visual (Andrea Luisa Flach)
18h às 19h (1h) - Importância do Merchandising (Andrea Luísa Flach)
19h às 20h (1h) - Importância dos Convênios e Cartões (Andrea Luísa Flach)

6ª feira– 13/09/2013 
8h30 às 9h (30min) – Estudo do Custo do Farm. na Farmácia (Laércio Batista Júnior).
9h às 10h30 (1h30) – Medic. de Venda sob Orientação do Farm. na Tosse (Laércio Batista Jr).
10h30 às 12h30 (2h) – Colocação de Brincos (Laércio Batista Júnior)
12h30 às 14h – Almoço Livre
14h às 16h (2h) – Medição de Glicemia, Colesterol e Triglicerídeos (Laércio Batista Júnior)
16h às 16h15min – Coffee Break
16h15 às 18h15 (2h) - Medição de Glicemia, Colesterol e Triglicerídeos (Laércio Batista Júnior)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

5 de setembro - Dia da Farmácia


Farmácias franqueadas terão treinamento de sistema operacional em Chapecó

Capacitação realizada em parceria com a Trier Sistemas em Itajaí nos dias 4 e 5 será repetida em nos dias 7 e 8 de setembro em Chapecó


Neste final de semana, a rede de franquias Farma & Farma oferece aos franqueados um treinamento, em conjunto com a Trier Sistemas em Chapecó. Alguns farmacêuticos participaram do curso nesta quarta e quinta – feira (4 e 5) em Itajaí e, os que não puderam comparecer, tem a chance de acompanhar nesta nova oportunidade.

O objetivo é que todas as farmácias possam desenvolver uma gestão com excelência, a partir do melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no sistema utilizado pela rede.

O treinamento tem carga horária de 20 horas com programação que aborda temas como cadastro, estoque, compras e pedidos, vendas e gerenciamento. O investimento é de R$300 com direito a dois participantes por farmácia e cada pessoa deverá levar seu notebook para poder acompanhar as explicações.

No dia 7 o curso será realizado no Hotel Almasty, localizado na Av. Nereu Ramos, 155-D, no Centro, a partir das 8h. E no dia 8 ocorre no Eston Hotel, na Av. Nereu Ramos, 129-D, Centro, também a partir das 8h.

A próxima capacitação será feita nos dias 11 e 12 de outubro no Sansaed Hotel em Cuiabá (MT).

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Encontro de Lideranças Farmacêuticas acontece em novembro em Balneário Camboriú


Evento nacional ocorre anualmente e reúne autoridades farmacêuticas para debates sobre temas relevantes para o setor



A rede Farma & Farma e a Associação dos Farmacêuticos Proprietários de Farmácias do Brasil promovem, no dia 1º de novembro de 2013, o 4º Encontro Nacional de Lideranças Farmacêuticas no Hotel Mercure Camboriú Internacional em Balneário Camboriú (SC). O evento acontece paralelo à 6ª Convenção Farma & Farma.

O encontro reúne autoridades, representantes de entidades voltadas à área da saúde, Conselho Federal, Conselhos Regionais de Farmácias e líderes de diversos estados do país, que debatem sobre temas de interesse da população e do segmento farmacêutico. 

A programação ocorre das 9h às 17h, iniciando com a Abertura Oficial e seguindo com Mesa Redonda sobre Prescrição Farmacêutica até as 11h, que tem como objetivo abordar: Papel do Farmacêutico na Automedicação, Prescrição Farmacêutica em Outros Países, Registro da Prescrição Farmacêutica, Resolução do CFF sobre Prescrição.

Em seguida, às 11h ocorre a segunda Mesa Redonda com o tema: Transtornos Menores. O debate irá abordar o contexto do Transtorno Menor, Quando é Prescindível a Atenção Médica, Manejo de Transtorno Menor e Algoritmos para Manejo de Transtornos menores. 

Após o almoço, a terceira e última Mesa Redonda tratará sobre Medicamentos de Venda Livre, com ênfase em: Medicamentos de Venda sob Prescrição Médica, Medicamentos de Venda Livre, Medicamentos de Prescrição Médica que poderiam ser de venda sob Prescrição Farmacêutica e MIPs que deveriam ser de venda sob Prescrição Farmacêutica. 

Várias entidades e autoridades já confirmaram participação no 4º Encontro Nacional de Lideranças Farmacêuticas, que tem como principal finalidade estudar os assuntos e resultar em diretrizes para o setor.

Serviço:
O que: 4º Encontro Nacional de Lideranças Farmacêuticas
Quando: 1º de novembro de 2013 (sexta-feira)
Onde: Hotel Mercure Camboriú Internacional
Endereço: Av. Atlântica, 2010, Centro - Balneário Camboriú-SC