terça-feira, 9 de agosto de 2011

Encontro Regional de Farmacêuticos – Centro Oeste - preparatórios a 14ª CNS

Ocorrerá nos dias 23 e 24 de agosto, no Hotel Nacional, em Brasília o Encontro Regional de Farmacêuticos . Os encontros são uma iniciativa da Federação Nacional dos Farmacêuticos - FENAFAR, através da Escola Nacional dos Farmacêuticos e tem como parceiros a OPAS/OMS Brasil e o Departamento de Assistência Farmacêutica da SCTIE/MS. O objetivo é proporcionar ao controle social e a categoria farmacêutica a formulação e qualificação do debate de propostas de ampliação do acesso à saúde com qualidade, contribuindo com o processo preparatório da 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Este processo fortalece o caráter democrático do sistema de saúde no Brasil, tendo no controle social seu o principal alicerce. O encontro com os profissionais da região Centro Oeste será o terceiro, após a realização das etapas, Sul, Sudeste e Norte, todos com grande participação e envolvimento nos debates.
Muitas propostas estão surgindo dos debates, no sentido da qualificação do acesso aos medicamentos com a organização de serviços farmacêuticos articulados as Redes Assistenciais em Saúde (RAS). A formação e a capacitação dos profissionais têm sido um importante tema destacado pelos participantes, indicando os princípios do SUS como as balizas para um cuidado humanizado, integrado a realidade das pessoas e as suas necessidades. As Residências Multiprofissionais neste sentido tem angariado apoio dos participantes, entendendo ser fundamental a especialização dos profissionais para o trabalho em equipe, o cuidado continuado e resolutivo.
A realização dos encontros tem permitido uma maior participação dos farmacêuticos e do controle social nos debates em torno dos temas da 14 Conferência Nacional de Saúde projetando o aprofundamento do conhecimento da realidade do SUS e seus desafios. Os relatórios com as propostas dos encontros estão sendo divulgados na página da escola dos farmacêuticos e FANAFAR:
Inscreva-se e participe da construção do SUS que você defende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário