terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Farma e Farma participa da elaboração do Manual de Prescrição Farmacêutica

Presidente da rede irá participar de reuniões no CFF em Brasília para tratar do assunto 

Nesta semana o presidente da rede Farma e Farma, dr. Rinaldo Ferreira, estará em Brasília para reuniões com o Conselho Federal de Farmácia (CFF). Durante os dias 22, 23 e 24, representantes de entidades farmacêuticas do país estarão reunidos para elaboração do Manual de Prescrição Farmacêutica.

Recentemente o CFF divulgou Nota Técnica, sob a forma de perguntas e respostas, esclarecendo as principais dúvidas sobre as Resoluções nºs 585 e 586, de 2013 que, respectivamente, dispõe sobre as atribuições clínicas do farmacêutico, e regulamenta a prescrição farmacêutica no Brasil. A Nota orienta quanto aos procedimentos necessários à boa prática da prescrição e indica as principais diretrizes voltadas à prática profissional.

Para garantir que a Prescrição seja realizada com responsabilidade e qualificação, o CFF tem planejado ações como: Curso em Habilidades Clínicas para Prescrição (previsão de início para março de 2014 – formato EAD); Manual de Boas Práticas de Prescrição Farmacêutica (que será produzido nestas reuniões); Protocolos para o manejo de queixas comuns na atenção primária (em fase de planejamento); Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos – Cebrim; Parcerias para disponibilizar acesso dos farmacêuticos ao Portal Farmacêutico Clínico; Portal Saúde Baseada em Evidências (Ministério da Saúde); Cadernos da Atenção Básica, entre outras.

De acordo com o presidente da Farma e Farma, Rinaldo Ferreira, “a Prescrição Farmacêutica atende à responsabilidade clínica do farmacêutico como profissional da saúde e, portanto, garante a diminuição da automedicação sem orientação, aumenta o controle de gastos, proporciona melhores resultados e favorece o acesso de maneira segura. Para que o profissional assuma estas atividades ele precisa estar preparado e, por isso, este manual será tão importante, pois irá guiar o farmacêutico no ato da sua prescrição”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário