quinta-feira, 26 de abril de 2012

Anvisa pode flexibilizar anúncios publicitários de medicamentos



Entre as reivindicações do setor farmacêutico está a redução dos alertas de efeitos adversos apresentados no fim das peças de publicidade e a volta de famosos como garotos-propaganda. A Anvisa admitiu a possibilidade de reabrir a discussão.


Aurélio Saes, representante da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), num encontro com o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jaime Oliveira, pediu que as discussões sobre o assunto fossem reabertas e um grupo de trabalho fosse organizado para avaliá-lo. "A eficácia das advertências é questionável", justificou Saes.


A atual resolução entrou em vigor em 2008 (RDC 96). Saes diz que o setor não tem uma proposta pronta para substituir a regra atual. Contudo, ele adianta que estão entre as possibilidades a limitação das mensagens apresentadas nas propagandas. As informações mais completas estariam nas embalagens dos remédios. Outra alternativa seria o rodízio dos alertas veiculado nas peças publicitárias.


O presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, admitiu a possibilidade de se rediscutir as regras, desde que isso não afete o cronograma da agência. Ele disse ter simpatia pela alteração da forma como as advertências são apresentadas. "Pessoalmente não acho eficiente. São muitas informações que acabam perdendo o sentido."


Barbano, no entanto, não fez comentários sobre o retorno de celebridades como estrelas das propagandas. "As discussões podem ser feitas. Mas o primeiro ponto a ser levado em consideração é o risco sanitário."


Regras atuais impedem que propagandas exibam imagens ou vozes de "celebridades" recomendando um remédio ou sugerindo que o tomam. A resolução também determina que, na propaganda impressa, a advertência não pode ser inferior a 20% do maior corpo e da letra do anúncio. No rádio, a mensagem tem de ser lida pelo locutor.




Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário