sexta-feira, 6 de julho de 2012

EMS quer ser a primeira multinacional brasileira do setor em 2013

Não faz muito tempo, a presença de uma empresa 100% brasileira no topo de qualquer ranking relacionado à indústria farmacêutica seria considerada utopia. Hoje o quadro é bem diferente. Segundo a IMS Health, consultoria especializada no setor, das cinco empresas com mais vendas no segmento, quatro são brasileiras. A única estrangeira é a francesa Sanofi-Aventis.

A situação se repete no ranking dos setores Farmacêutico, Higiene e Limpeza, do anuário Melhores do Brasil. Das 10 companhias listadas, apenas duas, as suíças Roche e Novartis, não são brasileiras. Tanto a lista da IMS como a do Brasil Econômico são encabeçadas pela brasileira EMS, comandada pelo empresário Carlos Sanchez.

O fato de uma empresa fabricante de medicamentos genéricos ser a líder do setor é um bom retrato do momento atual vivido pelo mercado. "Enquanto o setor farmacêutico cresceu 18% no último ano, o de genéricos teve um aumento de 41%", afirma Bruno Sávio Nogueira, analista do setor farmacêutico da Lafis. Segundo ele, a consolidação da EMS na primeira posição do setor tem a ver com a credibilidade conquistada pela empresa. "Em medicamentos genéricos, o primeiro passo é fazer o consumidor confiar no laboratório", diz.

Fundado em 1964, o laboratório começou a ganhar ares de gigante na última década, justamente com o advento dos genéricos. Nos últimos anos, a empresa tem crescido acima do setor e dobrado de tamanho a cada três anos. Em 2011, o faturamento chegou a R$ 4,7 bilhões, um crescimento de 38%. Boa parte desse índice e da liderança da EMS no setor farmacêutico se deve ao fato de a companhia ter sido a primeira a produzir os medicamentos genéricos no Brasil, em 2000.

Segundo a farmacêutica, o pioneirismo na fabricação dos genéricos e a conquista da liderança do setor são resultados de seus constantes investimentos em inovação. "Destinamos 6% do nosso faturamento anual à pesquisa e desenvolvimento", diz a empresa. Para o futuro, a EMS aposta em um segmento ainda muito novo no Brasil, o de medicamentos biossimilares. Por isto, ela se uniu a três concorrentes brasileiros - Aché, Hypermarcas e União Química - para, através da joint venture BioNovis, investir na pesquisa e desenvolvimento desse tipo de medicamento.

A aliança entre os quatro laboratórios nacionais é uma reação à presença das multinacionais, que têm demonstrado apetite por realizar negócios no Brasil. Esse maior interesse vindo de fora é consequência direta do crescimento acelerado do mercado brasileiro de medicamentos. Hoje, o Brasil é o oitavo maior mercado do mundo em faturamento, mas tem ganhado posições com bastante velocidade. "Em 2010, éramos o décimo mercado, mas, em apenas um ano, ultrapassamos o Reino Unido e Canadá. Em breve, devemos tomar posições da Espanha e da Itália também", afirma Jorge Raimundo, presidente do conselho consultivo da Associação das Indústrias Farmacêuticas de Pesquisa (Interfarma).


MÚLTIS DE OLHO NO BRASIL

Atenta a esse movimento, as maiores empresas do setor em todo o mundo têm procurado intensificar sua presença por aqui. "O Brasil tem chamado a atenção de algumas das gigantes", diz Michael Waterhouse, analista da Morningstar, baseado em Chicago. Como exemplo, ele cita os acordos recentes envolvendo multinacionais como Sanofi, Pfizer e Watson com os laboratórios locais Medley, Teuto e Moksha8, respectivamente. Em comum, as empresas brasileiras que se associaram com as multinacionais têm o fato de serem tradicionais na produção de genéricos e similares.

A atração específica pelos laboratórios de genéricos está relacionada ao potencial de crescimento que o setor ainda apresenta. "A venda de genéricos representa cerca de um quinto do mercado geral. Na Europa, esse índice chega a ser o dobro", diz Nogueira, da Lafis. Com a melhoria da renda das classes mais baixas, os genéricos, por serem mais baratos que os remédios de marca, tendem a estar cada vez mais próximos dos índices de participação obtidos no mercado europeu.

Para Nogueira, essa tendência deve gerar ainda muitos movimentos de aquisição ou associação entre os laboratórios nacionais e estrangeiros. "As multinacionais querem abocanhar boa parte do nosso mercado e recuperar o espaço perdido", afirma.

Apesar disso, o analista não crê que a EMS seja um alvo fácil para as gigantes internacionais. "Por ser uma empresa familiar, ela funciona em uma dinâmica diferente dos outros laboratórios", diz Nogueira. "Além disso, é de interesse do governo manter uma empresa nacional entre as grandes do setor."

CRESCIMENTO DENTRO E FORA DO BRASIL


A EMS quer manter o crescimento e não só no Brasil. "Estamos no caminho certo, mas não somos o maior grupo (quando somados, os faturamentos de Medley e Sanofi superam o da EMS). Temos a missão de ser até 2013. Quero ser a primeira multinacional farmacêutica brasileira", afirmou Carlos Sanchez, em rara entrevista concedida no ano passado. Hoje, o laboratório exporta para mais de 40 países.

A inclusão de cada vez mais gente na economia, que faz os genéricos serem a grande força propulsora do mercado farmacêutico, também atua sobre outros setores dependentes de investimentos pesados em pesquisa e desenvolvimento, como os de higiene e limpeza, agrupados no ranking do anuário.


Assim como a indústria farmacêutica, as fabricantes de produtos de higiene e de limpeza têm resultados muito sensíveis à inclusão das classes C e D, o que levou as empresas, sobretudo as multinacionais, a investirem em lançamentos constantes. "O consumidor tem comprado produtos mais variados, aumentando seu gasto médio com esse tipo de item", afirma Maria Eugênia Saldanha, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins.

Apesar de ser um setor mais pulverizado, com a presença de cerca de três mil companhias, os produtos de limpeza também têm recebido forte atenção das multinacionais. "Principalmente as linhas que demandam mais investimentos em tecnologia ficam concentradas nas mãos dessas gigantes", diz Maria Eugênia.



Fonte: Brasil Econômico

Um comentário:

  1. It's incredible when you are simply browsing the net and find some thing outstanding like this!

    generic drugs online

    ResponderExcluir