sexta-feira, 18 de maio de 2012

Serviços farmacêuticos no envelhecimento saudável da população

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta os países para adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população e, nós, farmacêuticos, temos papel fundamental nessa missão”. Essa foi a tônica do discurso do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, na abertura do 4° Congresso Científico do Varejo Farmacêutico, no dia 16 de maio, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O evento tem como tema principal os “Cenários e Tendências na Assistência Farmacêutica ao Paciente Idoso”.


Em seu pronunciamento, Walter Jorge João, Presidente de Honra do Congresso, lembrou que a expectativa de vida vem aumentando, no mundo inteiro, e no Brasil, a média passou de 62,57 anos, em 1980, para 73,1 anos, em 2009. Atualmente, o Brasil tem mais de 25 milhões de brasileiros com mais de 60 anos e, até 2050, metade da população será constituída por idosos. “Essa transformação preocupa os profissionais da área da saúde e deve preocupar muito também o farmacêutico”, ressaltou o Presidente do CFF.


Para Walter Jorge João, a crescente expectativa de vida é preocupante, porque representa um custo sanitário. “Apesar da relevância na recuperação da saúde de todos, é entre os idosos que o medicamento merece uma atenção especial. Afinal, 80% dos idosos fazem uso diário de algum tipo de fármaco, mais de um quarto dos medicamentos é prescrito para idosos, e muitos fazem uso de vários tipos de medicamentos – a polifarmácia -, o que aumenta o risco de interações e intoxicações”, explicou o dirigente.


Ele lembrou a OMS, para a qual as autoridades de saúde precisam disponibilizar mecanismos de controle de doenças crônicas não transmissíveis que mais atacam os idosos, como as doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares. O Presidente CFF disse que a maioria das enfermidades típicas da terceira idade pode ser prevenida ou ser tratada com baixo custo. “O constante monitoramento da pressão sanguínea é um serviço farmacêutico, tem caráter preventivo e, praticamente, não tem custo”, exemplificou o dirigente.


O farmacêutico, segundo Walter Jorge João, tem papel fundamental na garantia de um envelhecimento saudável para a população. É responsabilidade do farmacêutico - seja no Sistema Único de Saúde (SUS), nas farmácias e drogarias comunitárias, ou nas farmácias hospitalares - o acompanhamento terapêutico, a promoção da adesão ao tratamento e, consequentemente, a plena recuperação da saúde do paciente.


“O farmacêutico é o profissional da saúde que mais tem contato com pacientes diabéticos, hipertensos ou portadores de doenças cardiovasculares e pulmonares, males que mais atingem os idosos. Os serviços farmacêuticos são fundamentais para a promoção da saúde dos idosos, mas é preciso que o farmacêutico esteja, nas farmácias e drogarias comunitárias e no SUS (Sistema Único de Saúde). Não há saúde sem serviços farmacêuticos ”, enfatizou o Presidente do CFF.


A criação do Programa Aqui tem Farmácia Popular, pelo Governo Federal, e a estratégia universal de dispensação de medicamentos para hipertensão arterial e diabetes mellitus, nos estabelecimentos farmacêuticos, segundo Walter Jorge João, é uma grande conquista, mas o dirigente alerta quanto aos cuidados com o paciente. “Não basta quadriplicar o acesso aos medicamentos disponíveis. Há de se qualificar o atendimento, com a efetiva participação do farmacêutico nos procedimentos de orientação e acompanhamento dos pacientes. Temos a convicção de que os estabelecimentos dispensadores de medicamentos e os profissionais farmacêuticos devem contribuir decididamente para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, com ênfase nos cuidados voltados aos pacientes da terceira idade”, finalizou Walter Jorge João.



Fonte: CFFhttp://www.crfsc.org.br/nv/index.php?option=com_content&view=article&id=1255:servicos-farmaceuticos-no-envelhecimento-saudavel-da-populacao&catid=36:noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário